Por Amanda Doimo

Como ficam as viagens corporativas pós vacina contra a Covid19?

18/04/2022

3 minutos de Leitura

Cerca de 76% da população brasileira já foi completamente imunizada contra a Covid19, segundo dados mais recentes. Em alguns estados, já é possível sair de casa sem máscara. No setor de viagens, é possível notar uma certa ânsia pelo retorno dos encontros presenciais. Porém, após dois anos de pandemia, por mais que estejamos ansiosos para […]

Cerca de 76% da população brasileira já foi completamente imunizada contra a Covid19, segundo dados mais recentes. Em alguns estados, já é possível sair de casa sem máscara. No setor de viagens, é possível notar uma certa ânsia pelo retorno dos encontros presenciais.

Porém, após dois anos de pandemia, por mais que estejamos ansiosos para retomar velhos hábitos, é impossível dizer que não saímos transformados deste período. Neste contexto, qual o impacto para as viagens corporativas?

No blog post de hoje, trouxemos 3 insights importantes para as viagens corporativas e o que esperar deste cenário pós vacina. Boa leitura!

Novos critérios para as viagens a trabalho

A pandemia acelerou profundas transformações na maneira como trabalhamos. Popularizou-se o home office, o anywhere office – inclusive, já falamos sobre isso anteriormente aqui no blog – e, mais recentemente, o modelo híbrido, que combina home office com presencial. 

Uma pesquisa feita pela Panrotas, em parceria com a TRVL Lab, traz dados que corroboram estas percepções:

  • 66,53% das empresas entrevistadas afirmaram que encontraram soluções eficazes para o trabalho remoto e 67,95% concluíram que a empresa se adaptou bem.
  • 62,27% das empresas disseram que produtividade foi mantida ou aumentou durante a pandemia. 
  • 50,91% dizem que continuarão adotando o trabalho remoto.

Do ponto de vista dos colaboradores: 

  • 64,49% adaptaram-se bem ao trabalho remoto 
  • 64,29% afirmam que têm um espaço adequado para trabalhar remotamente. 
  • Por outro lado, 59,39% sentiram falta da colaboração e integração com equipes e colegas. 
  • 57,34% disseram que sua produtividade aumentou durante a pandemia 
  • 54,9% perceberam aumento uma correlação com o aumento da qualidade de vida
  • 49,18% pretendem continuar trabalhando neste formato no pós-vacina.

Qualidade de vida em primeiro lugar 

Apesar da grande vontade de voltar à antiga normalidade, os viajantes corporativos estão mais seletivos aos seus fornecedores de viagens. Muitos acreditam que a redução na frequência de viagens foi benéfica para a sua qualidade de vida. Basicamente, para deixar a família e romper sua rotina, o viajante sente que precisa enxergar benefícios claros da viagem a negócios. Observe os principais dados que contribuíram para estas percepções:

  • 84,42% gostam de viajar a trabalho
  • 71,31% preferem as opções de eventos presenciais 
  • 63,73% preferem estar presentes para fazer negócios
  • 46,92% não pretendem voltar a viajar com a mesma frequência de antes da pandemia.

Autonomia para escolher fornecedores de viagens 

Atualmente, apenas uma pequena parcela dos viajantes corporativos possuem total ou dentro de um orçamento definido para escolher seus fornecedores de viagem. O critério principal para definir uma escolha é o preço para a maioria. 

  • 36,01% possuem autonomia total para escolher fornecedores de viagens a negócios
  • 52,28% escolheram o avião como meio de transporte para a sua próxima viagem
  • Preço é o critério mais importante para 70,64%
  • 40,29% optam por hotéis econômicos, enquanto 33,57% preferem hotéis confortáveis, sendo que o preço é o critério mais importante para 68,27%.

Quais as contribuições da VOLL para estas transformações?

A VOLL é uma tecnologia completa para gestão de viagens e mobilidade corporativa, especialmente projetada para simplificar processos, otimizar custos e facilitar as viagens dos colaboradores de uma empresa. 

Nós valorizamos a autonomia do viajante corporativo e, por isso, a nossa plataforma permite que ele compare preços e benefícios de serviços de viagens e mobilidade, elencados de acordo com a sua geolocalização, com total autonomia e transparência com a política de viagens. Com o intuitivo farol de política, o colaborador sabe se a solicitação está dentro das regras da empresa. 

Além disso, o colaborador conta com atendimento 24 horas para tirar dúvidas e resolver problemas. 

A plataforma VOLL integra toda a jornada do funcionário fora da empresa, da reserva ao pagamento, em uma experiência totalmente mobile. Conheça mais sobre o aplicativo da VOLL aqui! 

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Nos vemos na próxima leitura!

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