Por Amanda Doimo

A jornada do viajante é omnichannel

16/03/2022

4 minutos de Leitura

Você já parou para analisar a jornada do viajante, seja a lazer ou trabalho? O time de especialistas da VOLL já, e tem algo a compartilhar: ela é omnichannel.  As etapas do planejamento de uma viagem se cruzam no mundo virtual e real, ou seja, online e offline, em diversos momentos e diferentes formas. Entender […]

Você já parou para analisar a jornada do viajante, seja a lazer ou trabalho? O time de especialistas da VOLL já, e tem algo a compartilhar: ela é omnichannel

As etapas do planejamento de uma viagem se cruzam no mundo virtual e real, ou seja, online e offline, em diversos momentos e diferentes formas. Entender isso pode trazer uma série de benefícios transformadores para todos os envolvidos nos processos de viagens a trabalho. 

Portanto, nesse artigo vamos explicar mais sobre o que significa ser omnichannel e como usar esse conceito a favor da sua empresa

Leia e depois nos chame no chat para continuarmos a conversa e darmos o próximo passo em direção à otimização da gestão de viagens corporativas

O que é o conceito Omnichannel? 

Você já deve ter ouvido falar sobre esse conceito, mas, é importante saber que ele vai muito além de estar presente em diversos canais de comunicação: é sobre como estar interligado em todos esses canais e, principalmente, às necessidades do consumidor/cliente em cada momento de sua jornada.

Ou seja, de nada adianta uma empresa ter centrais de atendimento online em aplicativos, site, telefone e e-mail se não se conversam entre si e, pior ainda, não ouvem o consumidor. 

Adotar a estratégia omnichannel é, portanto, se prontificar a responder ao cliente pelo canal que ele preferir e garantir que as informações coletadas sejam direcionadas e centralizadas com eficiência. Dessa forma, o processo e contato entre empresa/consumidor será muito mais fluido em todas as etapas. 

Quais são as etapas da jornada do viajante?

Ao mapearmos as etapas percorridas por um gestor ou colaborador em viagens corporativas, automaticamente entendemos que ela é muito versátil. Acompanhe a seguir:

  • Compra da passagem – Geralmente a escolha e reserva é feita pelo desktop
  • A escolha do hotel – Essa etapa passa por aplicativos, sites e, na maior parte das vezes, é concluída pelo desktop e e-mail. 
  • Contratação de serviços de mobilidade urbana – 100% mobile, visto que táxis, Uber, 99 e outras empresas funcionam via aplicativo.
  • Digitalização de recibos e comprovantes – 100% mobile devido a praticidade de recursos oferecidos pelos smartphones.
  • Planilhas de despesas de custos – Preferencialmente desktop, pelo manuseio e visibilidade. 
  • Contato com gestores durante viagem – 100% mobile por aplicativos como WhatsApp.
  • Conferência da política de viagens corporativas – Desktop, motivado principalmente pelos formatos pouco atrativos e responsivos em que essas normas são apresentadas aos colaboradores. 
  • Pagamentos das despesas de viagens – Pode ser feita em transações presenciais, por aplicativos ou desktop. 

Apenas por esse breve resumo já é possível perceber que o colaborador ou o gestor variam de formatos e meios diversas vezes durante o planejamento e execução da viagem corporativa. Ou seja, a jornada é omnichannel. 

E as soluções, também são? Como garantir que a tecnologia se adapte ao viajante e não o contrário?  Se essas duas perguntas acabaram de passar pela sua cabeça, saiba que a resposta virá no próximo tópico:

Aposte em plataformas que acompanhem a jornada 

Depois de mapear a jornada do viajante, você provavelmente estará mais motivado(a) a encontrar soluções que atendam de forma mais eficaz às necessidades dos gestores e colaboradores. Como você já deve saber, as plataformas de gestão de viagens corporativas existem e podem trazer benefícios como:

  • Mais praticidade e produtividade – tanto para gestores quanto para colaboradores viajantes 
  • Maior controle de gastos e processos – usando a tecnologia a favor das análises e monitoramento 
  • Redução de gastos – como consequência dos dois tópicos anteriores 
  • Menos burocracia – com maior adesão à política de viagens corporativas e menos tempo gasto com processos manuais de reembolso de despesas. 

Existem algumas opções no mercado nacional, mas se você souber escolher uma que realmente aplique a estratégia omnichannel, você, com certeza, dará um passo a mais! 

Como identificar uma solução omnichannel?

Muitas ferramentas do mercado de viagens corporativas passam a usar o rótulo, mas na verdade poucas são verdadeiramente omnichannel.  

Para identificá-la, observe os seguintes pontos:

  • Possui versões mobile, desktop e aplicativo – como já vimos, a jornada do viajante não se limita a um único meio e formato, então a solução escolhida também não deve fazer isso. 
  • É capaz de centralizar todas as etapas da gestão de viagens corporativas – poder contar com uma única ferramenta, do planejamento à execução e pagamento, transformará os processos da sua equipe e empresa.
  • Pensa em todas as pontas envolvidas nos processos – quando gestores e colaboradores podem usar a mesma plataforma, compartilhando informações, toda a companhia ganha eficiência, controle e possibilidades de tomadas de decisões mais estratégicas. 
  • Investe em tecnologia que possibilite a aplicação do conceito omnichannel – saber que a plataforma conta, em seu desenvolvimento, com softwares feitos para viabilizar o contato contínuo com o consumidor em diversos meios e de diversas formas traz credibilidade, confiança e a certeza de que realmente vai entregar o que promete. 

A VOLL desenvolveu uma ferramenta que atende a todos esses requisitos de forma totalmente simplificada e eficiente, desenvolvida e integrada ao Zendesk – o mais premiado software de atendimento ao cliente, adotado por mais de 200 mil empresas ao redor do mundo.  

  • Com a VOLL você terá todas as etapas necessárias para planejar e executar uma viagem corporativa na palma da mão ou tela do seu computador, seja você o colaborador viajante ou o gestor. 
  • Além da parceria com o Zendesk, você também terá acesso às ofertas dos maiores players do mercado de hospedagem (seja em hotéis, pousadas ou Airbnb), companhias áreas (nacionais e internacionais), mobilidade urbana (táxi, locadoras de carros, Uber, 99, etc), restaurantes e mais. Tudo em um só lugar, com contratação e pagamentos centralizados.

Como foi a sua jornada até aqui? Esperamos que tenha sido enriquecedora – e também esperamos a sua mensagem em nosso chat para conversarmos mais sobre como a solução oferecida pela VOLL está pronta para acompanhar e se adaptar às necessidades da sua equipe

Entre em contato e vamos continuar por lá! 

Até logo ?

Inscreva-se em nosso blog

Receba os nossos posts por e-mail, em primeira mão!