Seja para uma viagem a trabalho ou não, fato é que os processos de adiantamento e reembolsos de despesas são as etapas mais cansativas, tanto para quem viaja, quanto para quem gerencia os gastos.
Além de representarem um enorme e burocrático desafio, os reembolsos e adiantamentos são processos extremamente antigos e engessados, que praticamente funcionam da mesma maneira há muito tempo e com pouca margem para melhorias.
O resultado de tudo isso é insatisfação por toda a parte. Afinal, quem cuida da gestão de reembolsos continua a ter a sensação de estar gastando mais tempo que o necessário e quem solicita, ainda tem o desgaste de aguardar pela aprovação.
Em uma era tão tecnológica, será mesmo que não há uma forma mais prática e inovadora, que seja benéfica para todos os envolvidos? Para o seu alívio — e da empresa toda —, existe sim.
Veja a seguir, como é possível inovar na gestão de despesas e assim, ganhar muito mais agilidade em processos que costumam ser demorados e burocráticos.
Como os processos de adiantamento e reembolso funcionam?
Para poder inovar, é necessário entender muito bem como os dois processos funcionam atualmente, de acordo com as políticas internas da empresa.
Reembolso de despesas
Apesar de simples, o reembolso funciona como um método de pagamento, principalmente para cobrir a quilometragem de deslocamento de trabalho. Mas é um método majoritariamente manual e depende tanto da disponibilidade do departamento financeiro para conferência, quanto dos profissionais para recolher os comprovantes e as notas fiscais das compras e contratações.
Além disso, o reembolso corporativo é reativo. Isso significa que a empresa acaba por “pagar” sem muitas vezes realizar um processo de validação prévia ao pagamento, em si. Em alguns casos, a empresa pode se recusar a reembolsar o colaborador — mas, para isso, precisará assumir os riscos de desgastar a sua relação com o membro do time e, em casos extremos, ser acionada legalmente.
Adiantamento de viagem
Os adiantamentos são menos comuns que os reembolsos, mas ainda assim bastante presentes na rotina de quem viaja a trabalho (sobretudo pela primeira vez). Adiantamentos de valores envolvem a aprovação e a antecipação de um valor monetário prévio para os profissionais. Estes podem usar o valor conforme as regras definidas pela empresa, sem precisar disponibilizar dinheiro do próprio bolso.
A desvantagem aqui é a dificuldade de auditar os pagamentos, especialmente na etapa final do processo: a prestação de contas. Isso porque não há controle sobre como os valores são gastos, uma vez que o pagamento é feito antes da compra de serviços ou produtos, em si. Assim, os valores são solicitados inicialmente pelos profissionais e precisam passar por uma fase de estudos e aprovação.
Além disso, o enorme número de riscos envolvidos também é uma desvantagem. O dinheiro pode cair em uma conta negativada, ser sacado pelo profissional, ter sua prestação de contas atrasada e por aí vai.
Para acabar com toda a burocracia e os riscos de uma só vez, a tecnologia pode ser uma aliada e tanto. Além de inovar, você também pode facilitar, automatizar e, possivelmente, eliminar processos burocráticos.
Conhecendo o VOLL Pay e como ele revoluciona a gestão de despesas corporativas
Totalmente digital, o VOLL Pay é uma ferramenta desenvolvida para simplificar a rotina e otimizar o pagamento de qualquer despesa corporativa, seja ela durante uma viagem ou não.
Com ele, todas as despesas são pré-conciliadas, ou seja, a prestação de contas e a autorização do pagamento acontecem no mesmo minuto. O gestor permite que o colaborador pague qualquer despesa, desde que ela esteja dentro da política previamente determinada, pela câmera do celular. É desta forma que ele elimina qualquer necessidade de realizar adiantamentos e reembolsos, o que tem como maior benefício a otimização de processos.
A empresa pode definir qual será o valor máximo a ser gasto pelo colaborador, de acordo com o tipo de despesa. Além disso, também é possível designar quais as regras de uso para cada perfil de colaborador e acompanhar todos os gastos em tempo real.
Desta forma, fica muito mais fácil rastrear, visualizar e garantir que as transações e pagamentos aconteçam dentro do esperado com total controle e segurança.
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