Por Amanda Doimo

Duty of care: o que é?

06/05/2022

5 minutos de Leitura

O duty of care é um termo em inglês que, ao traduzir, significa dever de cuidar. No contexto corporativo, trata-se de uma obrigação ética e legal que as empresas têm para garantir a integridade física, saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. Na prática, cuidar do colaborador traz mais benefícios do que simplesmente promover a sua […]

Duty of care e viagens corporativas

O duty of care é um termo em inglês que, ao traduzir, significa dever de cuidar. No contexto corporativo, trata-se de uma obrigação ética e legal que as empresas têm para garantir a integridade física, saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores.

Na prática, cuidar do colaborador traz mais benefícios do que simplesmente promover a sua satisfação. Todo o segredo pode se concentrar na simplificação da mobilidade corporativa: responsáveis pela gestão de viagens das empresas alegam que simplificar os processos facilitam o duty of care contribuem com o controle de despesas empresariais.

Quer saber como manter a segurança do trabalho em viagens alinhada à redução de custos? Acompanhe este post. 

Conceito de duty of care

O duty of care é o conjunto de ações e obrigações que uma empresa deve assumir para que as viagens corporativas ocorram em segurança. 

Elas consideram todos os cenários que podem acontecer em uma viagem. Por exemplo:

  • atos de terrorismo, como o que aconteceu em 11 de setembro;
  • conflitos políticos, como o que a população mundial tem acompanhado no Afeganistão;
  • desastres naturais, como o furacão ida que gerou alerta para pessoas na Louisiana e no Mississippi;
  • emergências médicas, que incluem qualquer tipo de atendimento, seja emergencial ou não, compras de medicamentos e outras necessidades de saúde que uma pessoa pode ter.

Como se aplica na prática

Em linhas gerais, o duty of care também pode ser considerado como parte de uma política de gerenciamento de riscos. No caso das viagens corporativas, é aplicado antes, durante e depois da viagem. 

Antes da Viagem

Antes do profissional embarcar, ele deve receber um relatório bem elaborado sobre tudo o que ele pode encontrar durante a viagem e no destino. O documento deve envolver: 

  • breve histórico sobre possíveis desastres naturais e orientações sobre como proceder em caso de emissão de alerta;
  • cobertura do seguro viagem e lista de estabelecimentos a serem procurados no caso de emergências médicas;
  • informações básicas sobre o local, como o número de habitantes, pontos turísticos, rota gastronômica, destinos próximos;
  • situações em que deve entrar em contato imediatamente com o gestor e os canais abertos para fazer isso;
  • vouchers de transporte e hospedagem.

Durante a viagem

Durante a viagem, o gestor de viagens deve se concentrar em manter contato direto com o profissional.  

É importante eleger um canal rápido e fácil, que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana. Pode ser um aplicativo de troca de mensagens, ou até mesmo um número de telefone especialmente para essa finalidade. 

Como mencionamos no tópico anterior, o colaborador deve saber antecipadamente quando e como entrar em contato com a empresa. 

Pós-viagem corporativa

Quando a viagem corporativa se encerra, chega a hora do gestor conversar com o viajante corporativo, entender o que aconteceu nos dias que esteve fora e colher todas as informações necessárias para melhorar o duty of care.

Aqui, o objetivo é compartilhar ideias, reunir os prós e contras de todo o processo e recursos disponibilizados. Quanto mais dados forem colhidos e analisados, mais bem elaboradora será a política de viagens da empresa. 

Consequentemente, o orçamento será melhor aplicado e os recursos disponibilizados estarão mais alinhados ao colaborador, duração de viagem e destino. Com isso, a empresa aumenta a satisfação do colaborador e otimiza o controle de despesas empresariais.

Relação entre o duty of care e a simplificação da viagem corporativa

72% dos gestores de viagens corporativas acreditam que a simplificação da mobilidade corporativa é fundamental para que as empresas consigam praticar o duty of care. 

Para isso, mais de 80% dessas pessoas apostam em aplicativos que descomplicam a reserva de transporte, hospedagem e a geração de relatórios de despesas de viagem. Como resultado, 94% experimentam a redução de custos e 75% notaram um aumento na satisfação dos viajantes.

O que é a solução da VOLL? 

A VOLL é uma solução que aplica inteligência e tecnologia no universo de viagens trazendo mais praticidade, agilidade e economia. A startup, membro do Cubo Itaú e da Wayra/Vivo, traz todos esses pontos para o mundo de viagens corporativas.

Em uma única plataforma, gestores e colaboradores viajantes podem planejar, executar, pagar e analisar uma viagem.

Como a VOLL pode melhorar a gestão de despesas e reembolsos na prática?

Com todos os processos integrados e apresentados em uma única tela, podemos dizer que contratar a VOLL é ter o controle da gestão de viagens corporativas na palma da mão, literalmente, através do aplicativo.

  • Basta acessar a plataforma para ter as melhores ofertas do mercado à disposição – e o melhor, já filtradas pela sua política de viagem corporativa. Seu colaborador tem autonomia para planejar passagens, hospedagem, escolher companhias de mobilidade urbana e até alimentação, com a tranquilidade de que está tudo dentro do combinado com a empresa.
  • Contratações, recibos e múltiplas formas de pagamento, tudo ali, centralizado e acompanhado por gestores em tempo real. Se os benefícios do antes e durante a viagem já ficaram claros, só nos resta dizer que a VOLL também oferece relatórios de viagens com os dados consolidados.
  • Toda essa inovação e praticidade justifica a VOLL estar na rotina de mais de 300 mil usuários no Brasil e no exterior.

Como a VOLL pode melhorar a rotina do viajante? 

Centralizar todos os processos é um benefício unânime, mas seus funcionários poderão somar mais algumas vantagens:

  • Fim das falhas de interpretação e comunicação da política de viagem corporativa. Como a plataforma VOLL já é customizada com a política da sua empresa, as orientações serão seguidas naturalmente pelos viajantes. 
  • O colaborador tem mais autonomia para decidir seus fornecedores de viagem. Com a garantia de que tem acesso às melhores opções do mercado e a tranquilidade de que não enfrentará problemas com a política de viagem corporativa depois. 
  • Menos tempo gasto com burocracia, mais foco no que importa. Sem a necessidade de se preocupar com a política e com a gestão de despesas e reembolso, sua equipe poderá focar no que realmente motivou a viagem.
  • Equipe mais conectada. Todas essas mudanças experimentadas por gestores e funcionários criará uma relação menos desgastada, sem atritos e que fluirá muito melhor. Esse é o ponto de partida para que a equipe trabalhe melhor juntos e soluções comecem a surgir! 

Como essas melhorias vão impactar no orçamento da empresa?

Já passamos pelas melhorias na rotina dos gestores, dos funcionários e agora chegamos ao tópico de maior relevância para a empresa: a redução de custos. 

A essa altura, você já deve ter percebido que a VOLL oferece uma solução inovadora em todos os sentidos, já que oferece benefícios para todos os envolvidos e ainda impacta positivamente no orçamento. Nesse tópico, então, vamos apenas organizar os 3 principais motivos que levam a esse resultado:

  • Mais controle das contratações e despesas. A plataforma VOLL permite que os gestores acompanhem toda a movimentação feita durante o planejamento, execução e pagamento das viagens corporativas de forma centralizada, com a possibilidade de analisar os dados de forma mais precisa.
  • Acesso garantido às melhores ofertas do mercado. Com o sistema da VOLL, gestores e colaboradores recebem as ofertas das maiores redes hoteleiras, companhias de mobilidade urbana e de passagens aéreas já filtradas pelo custo-benefício. Transparência que só uma travel tech inovadora pode oferecer, gerando praticidade e economia para sua empresa.
  • Apenas uma plataforma para todas as necessidades. Sua empresa não precisará contratar e investir em diferentes plataformas para a gestão das viagens corporativas. Ter apenas uma solução traz não só praticidade, mas também a possibilidade de melhor negociação e redução de despesas. 
  • Maior produtividade para a equipe. Menos tempo despedido com processos burocráticos para a gestão de despesas e reembolso = mais tempo para focar no que é realmente importante para a empresa. Ou seja, além de reduzir os gastos, a VOLL pode ajudar a aumentar o faturamento, já que você e seus funcionários terão mais tempo disponível para prospecção de novos clientes e contratos.  

Talvez agora você queira ver esses benefícios na prática, não é? Então clique neste link para assistir uma demonstração rápida sobre tudo o app VOLL pode fazer pela sua empresa

Se essas informações fizeram sentido para você, compartilhe nas suas redes sociais para que a tecnologia que pode transformar a rotina de viagens corporativas chegue a mais pessoas. ? 

Até a próxima!

Inscreva-se em nosso blog

Receba os nossos posts por e-mail, em primeira mão!