Por Eduardo Vasconcellos

Saiba o que é DARQ e por que ele é importante para o futuro das empresas

15/01/2020

3 minutos de Leitura

A comunicação entre o público e as empresas vem se tornando cada vez mais digital e isso torna necessária a atenção ao conjunto de tecnologias que estejam dentro desse meio. Uma delas é o DARQ. Mas, afinal, o que significa DARQ? E por que ele é tão importante para o futuro das empresas? Redigimos este […]

A comunicação entre o público e as empresas vem se tornando cada vez mais digital e isso torna necessária a atenção ao conjunto de tecnologias que estejam dentro desse meio. Uma delas é o DARQ.

Mas, afinal, o que significa DARQ? E por que ele é tão importante para o futuro das empresas? Redigimos este artigo para responder essas perguntas e convidamos você a lê-lo até o final. Vamos lá?

O que é DARQ?

DARQ é a sigla de distributed ledger technology, artificial intelligence, extended reality and quantum computing, ou seja, é a união das seguintes tecnologias: contabilidade distribuída (D), inteligência artificial (A), realidade estendida (R) e computação quântica (Q).

Individualmente, elas representam oportunidades para as empresas a fim de diferenciarem seus produtos e serviços e gerarem oportunidades para o futuro. Vejamos o conceito de cada uma delas.

Tecnologia de Contabilidade Distribuída (DLT)

O DLT permite que clientes e empresas controlem seus dados e realizem transações com segurança de uma maneira que antes não era possível.

As empresas estão usando o DLT cada vez mais para contratos de execução automática, que podem ser usados ​​para uma ampla variedade de finalidades, incluindo seguro de viagem corporativa e investimentos financeiros.

Inteligência Artificial (IA)

Atualmente, por meio da inteligência artificial, as empresas conseguem processar grandes quantidades de dados para obter insights a fim de otimizar processos e fazer melhores decisões baseadas em dados, o que aumenta a eficiência e ajuda na redução de custos do negócio.

Realidade Estendida (XR)

O XR traz dois principais benefícios para as empresas: a possibilidade de oferecer experiências imersivas aos seus clientes e também a chance dos funcionários trabalharem juntos, mas em locais físicos separados.

Porém, para que o XR atinja todo o seu potencial, é necessária uma boa conectividade de rede, além de aplicativos apropriados e forte poder de processamento. Esses fatores representam o maior desafios dos negócios para a implementação do XR.

? Se você quiser se aprofundar sobre como a realidade estendida pode ser utilizada no contexto corporativo, separamos este link com insights divulgados pela Accenture.

Computação quântica (QC)

Por meio desta tecnologia, as empresas podem resolver problemas tecnológicos, sobretudo nas áreas de otimização de tráfego, cadeia de suprimentos, logística e segurança cibernética.

Contudo, os sistemas quânticos ainda são muito frágeis, pouco acessíveis, e caros para a maioria das empresas e isso o torna a tecnologia menos madura do DARQ.

Qual é a importância do DARQ para uma empresa?

Novas tecnologias oferecem novos recursos úteis para as empresas. Cada uma das quatro que compõem a DARQ pode ser usada a fim de trazer uma diferença competitiva de mercado.

Afinal, enquanto a inteligência artificial influencia a tomada de decisões de uma empresa, a realidade estendida cria novas maneiras para que as pessoas se envolvam com o mundo ao seu redor, por exemplo.

Essa imersão digital reforça os elementos que já se encontram presentes nas empresas como, por exemplo, os sistemas de mobilidade. Afinal, se os aplicativos de transporte já fazem parte das nossas vidas, o mesmo vale para os ambientes empresariais.

A VOLL, por sinal, conta com uma plataforma de mobilidade voltada para a gestão de transporte corporativo. Agora que você já sabe o que é o DARQ, que tal saber como a nossa solução pode ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco para agendar uma demonstração.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os nossos posts por e-mail, em primeira mão!

Como viagens e eventos corporativos se relacionam entre si? | Fernão Loureiro

Embora estejam intrinsecamente conectados, os eventos e as viagens corporativas ainda andam bastante separados no mundo corporativo. Os fornecedores de logística, em geral, são os mesmos: companhias aéreas, meios de hospedagem e agências de logística. Muita sinergia poderia ser gerada com uma gestão conjunta destas 3 categorias de fornecedores – não necessariamente tendo apenas um […]

VOLL Talks: como eliminar o tempo com a prestação de contas

O ‘terror’ da gestão de despesas corporativas tem nome: “prestação de contas”. Até pouco tempo atrás — questão de poucos meses, não havia uma solução definitiva para tornar esse processo menos burocrático e, portanto, mais eficiente.  O mercado  ainda não conhecia a melhor forma de diminuir, ou até mesmo eliminar riscos quanto a fraudes, desperdício […]