Por Amanda Doimo

Pitch: 5 dicas de como fazer o seu e defender suas ideias

21/10/2022

4 minutos de Leitura

Você tem uma ideia para defender na empresa. Ela pode ser a mudança da política de viagens corporativas, por exemplo.  Talvez, você saiba que tem que digitalizar alguns processos para que sua equipe seja tão ágil quanto ela é cobrada, mas precisa que aprovem seu orçamento. Como fazer isso da melhor forma? O pitch é […]

apresentação de pitch

Você tem uma ideia para defender na empresa. Ela pode ser a mudança da política de viagens corporativas, por exemplo. 

Talvez, você saiba que tem que digitalizar alguns processos para que sua equipe seja tão ágil quanto ela é cobrada, mas precisa que aprovem seu orçamento. Como fazer isso da melhor forma?

O pitch é uma excelente opção para vender uma ideia, produto ou serviço rapidamente e sem rodeios. Você tem pouco tempo para convencer a diretoria ou seu cliente, mas realizando o discurso perfeito, suas chances de êxito são bem maiores. 

Continue lendo este artigo para saber o que é o pitch exatamente e como ele pode te ajudar. 

O que é Pitch?

Sem rodeios, o pitch é uma apresentação comercial rápida. O termo começou a ser largamente utilizado por startups do Vale do Silício, mais precisamente, como parte da expressão “elevator pitch”. 

A expressão é usada como uma analogia. É como se você tivesse que defender sua ideia no tempo do elevador te transportar de um andar a outro. Rápido, não é mesmo? Se você consegue fazer isso bem, sua ideia é comprada.

Para ter essa rapidez e eficácia, o pitch tem que ser bem feito e é por isso que te daremos algumas dicas de como chegar até lá. 

5 dicas para fazer um pitch perfeito

Um pitch perfeito significa investimento na sua ideia. Aproveite todas as dicas para chegar até lá.

1. Conheça o seu objetivo e público

Pense no seu melhor amigo ou amiga. Você sabe para onde ele gosta de ir, o que comer, que música ouvir e quais presentes ganhar. 

Com o seu público-alvo não pode ser diferente, ao menos quando falamos de tudo que ele pode vir a gostar do seu produto. 

Você deve saber como diferenciar pessoas que não reconhecem ainda uma necessidade, ou problema a ser resolvido, daquelas que estão se aprofundando em uma solução, ou já estão prontos para realizar a compra.

É necessário entender também que vivemos em uma época de compras consultivas, onde nove em cada dez dos brasileiros pesquisam um produto ou serviço na internet antes de adquirir algo. E o vendedor, então? Quais surpresas positivas ele guarda na manga para convencer de vez o cliente a realizar a compra? 

Para acertar você também deve estar ciente do seu próprio objetivo. Qual ação deseja que o prospect realize assim que você terminar de apresentar seu pitch? Somente tendo esse conhecimento é possível conduzir o cliente até lá. 

2. Empatia é fundamental

Empatia é se colocar no lugar do outro para poder entender sua dor e, ao invés de julgá-la, ajudar a amenizá-la.  

Você pode conhecer seu prospect muito bem, mas tem que demonstrar que o seu conhecimento sobre ele é útil para alguma coisa.

Imagine que você sabe que ele precisa reduzir custos. É bom saber disso, mas é imprescindível saber o porquê dele precisar fazer esse corte no orçamento. Como isso faz com que ele se preocupe a ponto de perder o sono à noite e o que você pode oferecer para ajudá-lo.

A sua ideia pode ser incrível por várias razões, mas não quer dizer que todas elas servirão para o cliente. Se todos os motivos forem úteis no seu discurso, excelente. Se somente um deles for, mas você conseguir encantar a pessoa a ponto de fidelizá-la, ótimo também!

3. Entregue dados confiáveis 

Você tem uma excelente oratória. No final da apresentação todo mundo bateu palmas, mas o feedback que você obteve foi: “não entendi porque devo digitalizar os processos, como você diz, se posso aumentar o pessoal, como fui aconselhado ontem por outro gerente”. 

Você então assiste a uma apresentação do tal gerente e vê que os dados que ele apresenta convencem até você a aumentar o pessoal. 

É necessário entender profundamente o que se tenta vender. Também é crucial saber apresentar seus diferenciais. Colha dados que demonstrem com clareza as vantagens de confiar em você. 

Ao escolher e apresentar os seus dados, utilize ferramentas que permitam deixá-los visualmente mais atrativos, fáceis de entender e contextualizar, além de indubitavelmente impactantes

Para comprar sua ideia, seu prospect precisa da autorização de alguém que não está presente na sua apresentação? Faça com que ela seja facilmente acessível e fácil de compartilhar. 

4. Vá direto ao ponto

Lembra do pitch do elevador? Não faça uma apresentação longa, tente ficar entre os dois e cinco minutos. 

As pessoas podem não ter meia hora disponível para te ouvir falar e se tiverem, podem não conseguir prestar atenção por tanto tempo. 

Se estiver tendo dificuldades com isso, ensaie sua apresentação com um cronômetro e vá cortando o que é possível. É melhor que você tome mais tempo aperfeiçoando seu discurso do que tentando convencer alguém que já não está interessado.

5. Prepare-se para perguntas difíceis de responder

Mesmo seguindo todos os passos anteriores, é muito provável que algumas perguntas sejam direcionadas a você no final. Confira as dicas a seguir para respondê-las da melhor forma:

  • Utilize sua empatia;
  • Tenha em mente os dados que podem resolver qualquer tipo de dúvida;
  • Ouça as perguntas com bastante atenção;
  • Estude para entender muito bem do mercado;
  • Apresente seu pitch para os colegas e colha feedbacks.

Conclusão

Construir um pitch de vendas, como é chamado algumas vezes, é uma excelente iniciativa para atrair investimentos. 

Um pitch feito às pressas, sem conhecimento do que se está querendo comunicar e quais ações se esperam do receptor daquela mensagem, pode fazer todos os seus planos irem por água abaixo. 

Por isso, o ideal é seguir as dicas aqui apresentadas e encarar o desafio de defender sua ideia da melhor forma. 

Gostou desse conteúdo e sabe que irá te ajudar a construir um pitch perfeito? Favorite esse post e o consulte sempre que surgir dúvidas na hora de construir sua apresentação.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os nossos posts por e-mail, em primeira mão!