Lançado há pouco mais de dois anos, o PIX é um dos meios de pagamento mais utilizados em todo o Brasil. De acordo com o Banco Central, após sua criação, 49 milhões de brasileiros passaram a fazer transferências eletrônicas.
Tamanha popularidade tem explicação: o PIX é inovador, prático, confiável e praticamente instantâneo, facilitando as transações financeiras que são feitas por pessoas físicas ou jurídicas.
Com inúmeros benefícios e já bem consolidado com o público geral, como o PIX impacta na gestão de expenses das empresas? Leia o artigo e fique por dentro!
O que é o PIX e como ele funciona?
Criado e lançado pelo Banco Central em 2020, o PIX é um sistema de pagamentos totalmente digital.
As transferências via PIX podem ser feitas por meio de chaves de acesso ou pela leitura de QR Codes. Ambas as formas têm o objetivo de identificar tanto a conta emissora do pagamento quanto a conta que irá receber o dinheiro.
Apesar de ser um método de pagamentos conhecido por sua praticidade de instantaneidade de liquidação, uma das principais vantagens do PIX são suas camadas de segurança e rastreabilidade.
Os pagamentos feitos por esse método são acompanhados de dados geográficos e complementares, inexistentes neste nível de detalhes em outras formas de pagamento. Cada transação é composta pelo seu valor, usuário de origem, usuário de destino, código da transação e dados complementares, preenchidos ou não pelo titular da transferência.
Em casos mais inteligentes, como os pagamentos realizados por meio do VOLL Pay, ainda é possível saber a geolocalização e o horário exato de cada transação digital. Mais segurança e visibilidade para que você e sua empresa sejam mais assertivos na gestão.
Como o PIX funciona para empresas?
O sistema é bem semelhante ao utilizado pelo público geral, com algumas diferenças. Para realizar pagamentos por PIX corporativo, a empresa também precisa ter pelo menos uma conta ativa em uma instituição bancária e cadastrar as chaves de acesso.
A maior diferença está no número de chaves que podem ser cadastradas por empresas. Enquanto pessoas físicas podem ter até 5 chaves, as pessoas jurídicas podem realizar o cadastro de até 20 chaves diferentes.
Além das mesmas vantagens que oferece para o usuário comum, o PIX possibilita que empresas gerenciem melhor seu volume de transações, sem se preocupar com a compensação financeira dentro do horário de expediente bancário. Sem contar que, as taxas para a utilização do PIX corporativo são menores que as aplicadas para operações mais convencionais, como TED e DOC, por exemplo.
Como utilizar o PIX para pagar despesas corporativas?
Como dito, a solução completa que acaba de ser lançada pela VOLL é o VOLL Pay, que tem o objetivo de simplificar a rotina e otimizar o pagamento de qualquer despesa corporativa utilizando o PIX corporativo.
Com ele, a gestão de expenses se torna muito mais prática e segura, uma vez que os pagamentos podem ser realizados de forma pré-conciliada, ou seja, com a identificação do tipo, centro de custo e motivo antes do pagamento.
Para utilizar o VOLL Pay, a empresa pode definir qual será o valor máximo a ser gasto, de acordo com o tipo de despesa e designar quais as regras de uso para cada perfil de colaborador, com a possibilidade de acompanhar todos os gastos em tempo real.
Por contar com a praticidade e agilidade do PIX, o VOLL Pay permite que as empresas troquem muitas transações financeiras por uma só, economizando dinheiro e ganhando tempo para focar em outras atividades mais estratégicas.
Quer entender melhor como o VOLL Pay funciona? Agende aqui uma demonstração gratuita!
VOLL Talks: O futuro da gestão de despesas corporativas
Vamos nos aprofundar, com um evento online e gratuito, comandado pelo nosso embaixador, Fernão Loureiro, para tratar do tema “Como a tecnologia pode ser a principal aliada na gestão de despesas corporativas”?
Fernão estará acompanhado da product manager da VOLL, Silvana Pareto, e com a service management lead da Afya Educacional, Polliana Lima, para discutir as melhores maneiras de eliminar o tempo gasto com a prestação de contas.
A transmissão, ao vivo e gratuita, será às 18h, via zoom!
As inscrições são limitadas. Garanta o seu lugar agora mesmo. Inscreva-se aqui!