Qualquer um que já tenha viajado sabe como essa experiência tem um gigantesco potencial transformador.
Não é à toa que as viagens se tornaram uma ferramenta de autoconhecimento tão difundida — cada vez mais pessoas buscam esse tipo de experiência como uma forma de lidar com questões internas, amadurecendo e se desenvolvendo como seres humanos.
Com as viagens corporativas não seria diferente. Apesar do seu foco principal ser o trabalho, elas também são oportunidades de enfrentar novos desafios, lidando com situações imprevistas e encontrando a melhor forma de resolvê-las.
Então, como potencializar ainda mais essa experiência, utilizando-a como uma verdadeira ferramenta de aprimoramento pessoal e profissional? É sobre isso que vamos refletir nesse texto.
Dificuldades e aprendizados de uma viagem a trabalho
Uma viagem corporativa, para além das reuniões com clientes, eventos ou demais compromissos de trabalho, é uma verdadeira jornada de transformação.
O viajante, que, muitas vezes, está acostumado à mesma rotina de sempre — casa-trabalho-trabalho-casa — se depara com a missão de embarcar para um local desconhecido, com outra cultura, organização e, talvez, até outro idioma.
Até ele chegar ao destino final, é necessário passar por diversas etapas, como a pesquisa e reserva da passagem e do hotel, a chegada ao aeroporto e todo o caminho percorrido até o embarque (que já é, por si só,uma experiência à parte!), o desembarque em uma cidade desconhecida, onde ele precisará se localizar para encontrar sua hospedagem e, depois, se dirigir ao compromisso de trabalho…
Compromisso esse que não necessariamente será algo simples — afinal, o viajante pode estar lidando com clientes novos ou muito exigentes, com problemas que ele precisará resolver ou eventos que precisará organizar.
Enfim, são diversas situações que, quando combinadas, colocam o funcionário com uma grande responsabilidade nas mãos: dar conta de todos os pormenores da melhor forma possível, contornando possíveis imprevistos e cumprindo o objetivo final da viagem.
Cada uma dessas pequenas experiências pode ser encarada não como uma dificuldade, mas como uma forma de enfrentar o desconhecido, aprendendo e tirando lições valiosas de todos os momentos.
Depois de passar por todos esses desafios e vencê-los, é impossível voltar para casa da mesma forma.
Uma jornada transformadora
Mesmo para quem já está acostumado a viajar com frequência, ainda é possível tirar insights e aprendizados valiosos de cada novo deslocamento.
As pessoas que cruzarem seu caminho serão diferentes a cada nova viagem, bem como os objetivos a serem alcançados. Cada um deles pede o desenvolvimento de novas habilidades.
Um voo atrasado pode ensinar mais sobre calma e paciência do que várias horas de meditação; uma bagagem extraviada nos mostra que não vale a pena se apegar a objetos materiais.
Um cliente difícil de fechar negócio pode nos mostrar que precisamos aprimorar nossa retórica e poder de argumentação; um hotel com o colchão desconfortável ou chuveiro frio nos faz valorizar ainda mais nossa própria casa.
Mais resiliência e coragem
Muitas vezes, o viajante terá que enfrentar, sozinho, os imprevistos e problemas que surgirem pelo caminho, sem se deixar abater por eles.
Esse é o tipo de vivência que, apesar do perrengue momentâneo, torna quem passou por ela mais maduro e resistente, pronto para lidar com pequenas adversidades sem se desesperar.
Conhecer o seu potencial, saber que você é capaz de lidar com situações de crise sem perder a cabeça, encontrando formas práticas de contorná-las é um baita alimento para a autoestima e autoconfiança, que, mais tarde, se traduzirão em um desempenho ainda melhor no trabalho.
Outro ponto importante é a responsabilidade de levar consigo a marca da empresa onde atua — qualquer atitude tomada durante a viagem não falará apenas sobre quem a praticou, mas estará atrelada à imagem da empresa.
Portanto, essa é mais uma maneira de se desenvolver como profissional: entendendo que suas atitudes impactam não só a você mesmo, mas a todos ao seu redor — inclusive o local onde trabalha.
Um novo aprendizado a cada desembarque
Deu para perceber a importância das experiências de viagens corporativas para o autoconhecimento, não?
Como dissemos, cada um dos momentos de uma viagem, sejam eles bons ou ruins, podem ser encarados como uma oportunidade de aprender e se desenvolver — basta tomar a decisão de encará-los dessa forma.
Mas é claro que, apesar disso, ninguém quer passar perrengue em suas viagens. Aqui na VOLL, nossa missão é facilitar as etapas da sua viagem para que seu objetivo principal, de fechar negócios e estreitar laços, seja conquistado.
Por isso, estamos sempre em busca de desenvolver soluções que otimizem ainda mais seus deslocamentos, permitindo que sua energia e atenção sejam direcionadas ao que realmente importa.
Uma dessas ferramentas acaba de ser lançada: o VOLL Pay, uma solução digital criada para simplificar e otimizar o pagamento de viagens corporativas.
Com ele, é possível pagar qualquer despesa feita em uma viagem (desde que esteja dentro da política previamente determinada), de forma automática através do app VOLL, sem a necessidade de guardar recibos ou pedir reembolsos.
O gestor pode estabelecer um valor máximo a ser gasto por viagem, dividido em categorias de despesas, o que também elimina a necessidade do adiantamento de valores em dinheiro.
A tecnologia, baseada no Pix bancário, promete revolucionar a gestão de despesas das viagens corporativas. Quer saber mais sobre o funcionamento dela? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita!