Por Amanda Doimo

A viagem corporativa como ferramenta de desenvolvimento pessoal

19/01/2023

3 minutos de Leitura

Qualquer um que já tenha viajado sabe como essa experiência tem um gigantesco potencial transformador.  Não é à toa que as viagens se tornaram uma ferramenta de autoconhecimento tão difundida — cada vez mais pessoas buscam esse tipo de experiência como uma forma de lidar com questões internas, amadurecendo e se desenvolvendo como seres humanos. […]

mulher na frente de um painel de voos

Qualquer um que já tenha viajado sabe como essa experiência tem um gigantesco potencial transformador. 

Não é à toa que as viagens se tornaram uma ferramenta de autoconhecimento tão difundida — cada vez mais pessoas buscam esse tipo de experiência como uma forma de lidar com questões internas, amadurecendo e se desenvolvendo como seres humanos.

Com as viagens corporativas não seria diferente. Apesar do seu foco principal ser o trabalho, elas também são oportunidades de enfrentar novos desafios, lidando com situações imprevistas e encontrando a melhor forma de resolvê-las. 

Então, como potencializar ainda mais essa experiência, utilizando-a como uma verdadeira ferramenta de aprimoramento pessoal e profissional? É sobre isso que vamos refletir nesse texto. 

Dificuldades e aprendizados de uma viagem a trabalho

Uma viagem corporativa, para além das reuniões com clientes, eventos ou demais compromissos de trabalho, é uma verdadeira jornada de transformação. 

O viajante, que, muitas vezes, está acostumado à mesma rotina de sempre — casa-trabalho-trabalho-casa — se depara com a missão de embarcar para um local desconhecido, com outra cultura, organização e, talvez, até outro idioma. 

Até ele chegar ao destino final, é necessário passar por diversas etapas, como a pesquisa e reserva da passagem e do hotel, a chegada ao aeroporto e todo o caminho percorrido até o embarque (que já é, por si só,uma experiência à parte!), o desembarque em uma cidade desconhecida, onde ele precisará se localizar para encontrar sua hospedagem e, depois, se dirigir ao compromisso de trabalho…

Compromisso esse que não necessariamente será algo simples — afinal, o viajante pode estar lidando com clientes novos ou muito exigentes, com problemas que ele precisará resolver ou eventos que precisará organizar.

Enfim, são diversas situações que, quando combinadas, colocam o funcionário com uma grande responsabilidade nas mãos: dar conta de todos os pormenores da melhor forma possível, contornando possíveis imprevistos e cumprindo o objetivo final da viagem

Cada uma dessas pequenas experiências pode ser encarada não como uma dificuldade, mas como uma forma de enfrentar o desconhecido, aprendendo e tirando lições valiosas de todos os momentos. 

Depois de passar por todos esses desafios e vencê-los, é impossível voltar para casa da mesma forma. 

Uma jornada transformadora 

Mesmo para quem já está acostumado a viajar com frequência, ainda é possível tirar insights e aprendizados valiosos de cada novo deslocamento. 

As pessoas que cruzarem seu caminho serão diferentes a cada nova viagem, bem como os objetivos a serem alcançados. Cada um deles pede o desenvolvimento de novas habilidades. 

Um voo atrasado pode ensinar mais sobre calma e paciência do que várias horas de meditação; uma bagagem extraviada nos mostra que não vale a pena se apegar a objetos materiais

Um cliente difícil de fechar negócio pode nos mostrar que precisamos aprimorar nossa retórica e poder de argumentação; um hotel com o colchão desconfortável ou chuveiro frio nos faz valorizar ainda mais nossa própria casa

Mais resiliência e coragem

Muitas vezes, o viajante terá que enfrentar, sozinho, os imprevistos e problemas que surgirem pelo caminho, sem se deixar abater por eles. 

Esse é o tipo de vivência que, apesar do perrengue momentâneo, torna quem passou por ela mais maduro e resistente, pronto para lidar com pequenas adversidades sem se desesperar. 

Conhecer o seu potencial, saber que você é capaz de lidar com situações de crise sem perder a cabeça, encontrando formas práticas de contorná-las é um baita alimento para a autoestima e autoconfiança, que, mais tarde, se traduzirão em um desempenho ainda melhor no trabalho. 

Outro ponto importante é a responsabilidade de levar consigo a marca da empresa onde atua — qualquer atitude tomada durante a viagem não falará apenas sobre quem a praticou, mas estará atrelada à imagem da empresa

Portanto, essa é mais uma maneira de se desenvolver como profissional: entendendo que suas atitudes impactam não só a você mesmo, mas a todos ao seu redor — inclusive o local onde trabalha. 

Um novo aprendizado a cada desembarque

Deu para perceber a importância das experiências de viagens corporativas para o autoconhecimento, não?

Como dissemos, cada um dos momentos de uma viagem, sejam eles bons ou ruins, podem ser encarados como uma oportunidade de aprender e se desenvolver — basta tomar a decisão de encará-los dessa forma. 

Mas é claro que, apesar disso, ninguém quer passar perrengue em suas viagens. Aqui na VOLL, nossa missão é facilitar as etapas da sua viagem para que seu objetivo principal, de fechar negócios e estreitar laços, seja conquistado. 

Por isso, estamos sempre em busca de desenvolver soluções que otimizem ainda mais seus deslocamentos, permitindo que sua energia e atenção sejam direcionadas ao que realmente importa. 

Uma dessas ferramentas acaba de ser lançada: o VOLL Pay, uma solução digital criada para simplificar e otimizar o pagamento de viagens corporativas

Com ele, é possível pagar qualquer despesa feita em uma viagem (desde que esteja dentro da política previamente determinada), de forma automática através do app VOLL, sem a necessidade de guardar recibos ou pedir reembolsos. 

O gestor pode estabelecer um valor máximo a ser gasto por viagem, dividido em categorias de despesas, o que também elimina a necessidade do adiantamento de valores em dinheiro.

A tecnologia, baseada no Pix bancário, promete revolucionar a gestão de despesas das viagens corporativas. Quer saber mais sobre o funcionamento dela? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita!

Inscreva-se em nosso blog

Receba os nossos posts por e-mail, em primeira mão!

Como viagens e eventos corporativos se relacionam entre si? | Fernão Loureiro

Embora estejam intrinsecamente conectados, os eventos e as viagens corporativas ainda andam bastante separados no mundo corporativo. Os fornecedores de logística, em geral, são os mesmos: companhias aéreas, meios de hospedagem e agências de logística. Muita sinergia poderia ser gerada com uma gestão conjunta destas 3 categorias de fornecedores – não necessariamente tendo apenas um […]

VOLL Talks: como eliminar o tempo com a prestação de contas

O ‘terror’ da gestão de despesas corporativas tem nome: “prestação de contas”. Até pouco tempo atrás — questão de poucos meses, não havia uma solução definitiva para tornar esse processo menos burocrático e, portanto, mais eficiente.  O mercado  ainda não conhecia a melhor forma de diminuir, ou até mesmo eliminar riscos quanto a fraudes, desperdício […]

VOLL Pay: conheça a solução de pagamentos digitais que vai acabar com adiantamento e reembolso de viagens

Gasolina, estacionamento, refeições: pagamentos pré-conciliados, com validação de orçamento antes de cada transação. Tudo dentro de um controle de despesas corporativas ágil e digital. Esse é o VOLL Pay.  Com ele, você poderá, finalmente, eliminar os processos de reembolso, adiantamento e prestação de contas.  Continue a leitura do artigo para entender exatamente como essa novidade […]